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terça-feira, 6 de outubro de 2009

The Milkmaid":Poesia no título e na pintura

A obra " Het Melkmeisj" {A Leiteira} do genial holandês Vermeer está entre as vinte obras-primas indicadas por Formas&Meios.

A tela é um divisor de água na vida de Vermeer, entre o experimentalismo e sua maturidade artística. Várias interpretações, "Melken" {tirar leite] ou na gíria atrair ou seduzir; esse discreto objeto do desejo, mexe com as fantasias masculinas;, e foi tema de muitas conversas sobre seu significado, algo corriqueiro na época. Nos dias atuais, as denominadas obras de artes, poucas são àquelas que suportam um olhar criterioso, imaginem comentários sobre a mesma.

A fabulosa pintura foi feita entre 1657 e 1658, retrata uma leiteira que viaja em pensamentos prazerosos e mais poderosos, além de uma cozinha, enquanto derrama leite de um jarro para outro para a feitura de mingau com pão amanhecido. A pintura, um óleo sobre tela que mede 45,5 x 41 cm, desde sua feitura passou a ser admirada por todos por representar uma personagem da classe trabalhadora. Na época, a forte leiteira foi vista na Holanda com um certo olhar de voyeur, e não está sendo diferente os olhares norte-americanos, pois a obra participa de exposição "Vermeer's Masterpiece the Milkmaid que comemora os 400 anos da chegada do navio Meia-Lua {Halve Maen} em localidade dos índios Manhattões {Nova Iorque a partir da tomada Americana em 1664}.

A pintura evoca um erotismo desaparecido cujos os olhos dos artistas contemporâneas não veem, e ele aborda com sutileza no século XVII. Tanto Vermeer quantos outros de sua época se utilizavam de cântaros e jarras como símbolos femininos e não somente como um utensílio doméstico. Quando foi criada, a obra, no período da Idade de Ouro da Holanda pontuada pelas explorações do comércio, dos mares e também do desenvolvimento artístico. A tela servia, e serve, de comentários e para mexer com a imaginação de quem a vê. Se um outro pintor representasse a mesma cena, com certeza, representaria de forma mais óbvia, colocaria um homem como galanteador ao lado da robusta leiteira. Entretanto, Vermeer, fez a opção em que a leiteira se deixa levar por um galanteador imaginário levando-a se esquecer do que está fazendo. A tela também desfaz o protótipo do século XV, onde as domésticas eram vistas como pessoas predispostas a algo mais do que seus afazeres. A obra foi mostrada nos Estados Unidos pela primeira vez em 1939, na Feira Mundial. Atualmente, é uma das obras mais apreciada no mundo.

Propriedade do Museu Rijksmuseum, em Amsterdã, ficou conhecida pela tradução para o inglês " The Milkmaid", é o centro das atenções do museu holandês. A tela foi uma das primeiras de sua produção, e foi adquirida pelo tradicional colecionador de Delft Pieter van Ruijvan. Vermeer deu a tela como pagamento de 200 Florins emprestados por Ruijvan para que pudesse sustentar a família [esposa, sogra e 11 filhos] e comprar suportes para pintura. O pintor está enterrado na Igreja Velha de Delft, cidade onde nasceu e morreu.
Justificar
A mostra "Vermeer's Masterpiece the Milkmaid, fica no Metropolitan Museum, em Nova Iorque, até 29 de novembro.
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