Torcedor do Botafogo, Souto compôs o hino do clube carioca " Glorioso". Se estiver vendo a atual situação do clube carioca, está se revirando no túmulo.
Maestro e compositor, Eduardo Souto nasceu em São Vicente, São Paulo, em 14 de abril de 1882. Filho de família tradicional, que incluia educação musical em casa. Aos seis anos começou a tocar e compor peças no estilo de Chopin. Em 1893, muda-se para o Rio de Janeiro com a família, onde passou ater aulas com o professor Carlos Darbilly. Souto tinha em mente ser um músico clássico, porém o pianista popular sobressaiu-se por todo vida. Quando atingiu maioridade montou uma loja Carlos Gomes {Rua do Ouvidor] para venda de partituras e instrumentos musicais, que conciliava com o trabalho de bancário, Banco Francês. Em 1920 foi diretor artístico da Odeon e de sua subsidiária, a Parlophone. No ano de 1932, desiludido com a múscia, largou tudo e foi exercer alto cargo no banco do Comércio por oito anos.
Década de XX
Toda década de XX foi muito positiva para Eduardo Souto. Ele era uma presença significativa no Rio de Janeiro, não somente no campo da edição musical, mas também como regente de orquestra. Ao mesmo tempo em que editava suas peças para piano pela Casa Carlos Gomes, ganhavam destaques suas marchinhas carnavalescas, sendo a primeira uma parceria com João da Praia" Pois Não", de 1920. Em 1922, a marchinha - uma chula à Moda baiana -, Pemberê, foi gravada pelo cantor Baiano. Já em 1923, obteve grande sucesso com as composições "Eu só Quero é Beliscar", "Goiabada" e "Só Teu Amor", sendo as duas últimas uma sátira política ironizando Nilo Peçanha. O reconhecimento viria definitivamente com a marchinha "Tatu Subiu no Pau", de 1924, cujo título acabou virando nome de bloco carnavalesco, da Penha, Rio de Janeiro. Sua veia política sempre esteve no seu repertório popular: em 1929, compôs outras duas marchinhas ironizando Washington Luís " É, Sim Senhor" e "Seu Doutor" gravada por Francisco Alves, na Odeon. Seu leque de parcerias aumentava, então, compôs com João de Barro {Braguinha} "Batucada", gravada por Mário Reis. Atuou também no gênero das comédias musicais: por exemplo "Ziguezague" parceria com Antônio Lago, em 1926.
Zaira de Oliveira/Bidu Sayão
Como músico clássico organizou corais na década de XX como Coral Brasileiro que tinha entre os participantes Bidu Sayão, Zaira de Oliveira e Nascimento Silva. Apesar de tudo, para a Enciclopédia da Música Brasileira, ele se mostrava incompreendido. A alegação era de que ele tinha poucas composições,apenas 13, por isso não era citado. Porém, um estudo da pianista Clara Sverner encontrou mais de trezentas peças só para piano. A pianista acompanhada pelo saxofonista Paulo Moura lançou em 1982, o LP " Clara Sverner Interpreta Eduardo Souto" quando do centenário do compositor que, sucumbido em crises nervosas foi internado em clínica carioca, e viria morrer em 18 de agosto de 1942.
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