Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cândido Portinari em Obras

Acervo que antes era visto apenas por alguns privilegiados de Brasília, agora poderá ser visto pelo povão até julho de 2010

O Banco Central do Brasil reapresenta ao público obras do pintor paulista de Brodósqui, Cândido Portinari, que integram a sua coleção. Após o centenário do pintor, em 2003, a instituição deu então os primeiros passos para a realização da presente exposição. As telas produzidas há mais de 50 anos, davam mostras de desgaste, segundo o banco, o que foi confirmado por laudo que avaliou seu estado de conservação. Os trabalhos de restauro foi iniciados em 2007 e concluídos em 2008. Em todas as fases do restauro, contou-se com o acompanhamento do Projeto Portinari, conduzido pelo filho do pintor, João Candido Portinari.

A obra de Candido Portinari é um referencial permanente para a memória cultural brasileira, um ponto alto da história da arte no País. Entre os trabalhos apresentados, estão a série Cenas Brasileiras, e o painel Descobrimento do Brasil, importantes na construção do imaginária nacional. São obras de grande significado simbólico e estético, elaboradas na última década de vida do mestre maior do modernismo brasileiro.

Essa exposição representa, portanto, o coroamento de mais uma ação no sentido de preservar, valorizar e tornar acessível a todos parte essencial do patrimônio cultural brasileiro, de que o Banco Central é também guardião. O Banco Central acredita que sempre é tempo de rever Portinari e espera contribuir, com a exposição, para o resgate de parcela essencial de nossa memória cultural.

Serviço

Galeria de Arte do Banco Central


De 18 de agosto de 2009 a 27 de junho 2010

De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 Sábado e domingo, das 14h às 18h
SBS – Quadra 3 – Bloco B – 8º andar Brasília – (61) 3414-2099
Grátis

Nenhum comentário: