Páginas

sábado, 20 de junho de 2009

Mona Lisa nua, na Toscana

Várias versões de Mona Lisa nua são destaques em exposição na Itália


Sorriso tímido, mãos cruzadas e olhar delicado assemelha-se ao quadro mais conhecido de Leonardo da Vinci. Versões da musa de Da Vinci nua são destaques da mais recente mostra no Museu Ideale na Itália. A mostra Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda é dedicada aos artistas que inspirados no quadro deram asas as suas imaginações. Dividida em duas partes: uma com obras histórica e a outra com peças de arte contemporânea. Na primeira parte, pinturas e desenhos dos séculos XVI e XX.

A pesar de algumas destas obras trazerem retratos da Mona Lisa nua, a que mais se destaca é versão que pertencia ao tio de Napoleão Bonaparte, o cardeal e colecionador Joseph Fesch (1763-1939), cuja obra que chegou a ser atribuída a Da Vinci no passado, porém, especialistas provaram que se tratava de um retrato feito por um imitador ou discípulo de Da Vinci. Os outros destaques são um pequeno quadro redescoberto nos depósitos da galeria Uffizi, e foi restaurado especialmente a expsoição; o Diário, emprestado da Biblioteca Nacional de Nápoles, em que o cardeal Luís de Aragão relata o encontro que teve com o pintor, durante sua visita, em 1517.

A outra parte da exposição é chamada de 'Giocondologia', e é dedicada ao fenômeno que ficou conhecido por "Giocondologia" ou “Leonardismo”, e retrata como a tela Mona Lisa tornou-se um ícone mundial no design gráfico, da literatura e internet além de influenciar diretamente na sociedade contemporânea. Segundo a direção do Museu Ideale, o objetivo da mostra é discutir " o sucesso e as origens e os mistérios" que envolvem a obra Mona Lisa.

A exposição Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda ficará em cartaz até 30 de setembro, no Museu Ideale Leonardo, na região da Toscana.

Nenhum comentário: