Páginas

sábado, 2 de maio de 2009

Teatro perde sua maior referência, Augusto Boal, aos 78 anos

O dramaturgo morreu na madrugada desse sábado, 2/05/2009, vítima de leucemia no hospital Samaritano, onde estava internado desde o dia 28 de abril no Rio de Janeiro. Diretor teatral, escritor e ensaísta Augusto Boal foi também fundador do Teatro do Oprimido, e se fez-conhecer por sua interferência no Teatro de Arena de cidade de São Paulo (1956 a 1970).
A Unesco o nomeou em março de 2009, como embaixador mundial do teatro. Boal foi um contestador social, e muitos jovens atores e políticos como o governador José Serra recebeu orientações do mago da dramaturgia, um dos grandes nomes do teatro contemporâneo internacional.

Formado em Química pela Universidade Federal do Rio, Boal estudou dramaturgia em Columbia, Nova York. De volta ao Brasil, tornou-se principal líder do teatro de arena, nos anos 60. Entre 1971 e 1980, ele fugiu da perseguição do regime militar (1964-1985) e viveu exilado na Argentina, Estados Unidos e na França, onde ensinou suas técnicas na Universidade de Sorbonne, em Paris, voltando ao Brasil após a revogação do AI-5 e a Anistia política. Na década de 1990, Boal se elegeu vereador no Rio de Janeiro, pelo PT. {Foto: http://www.gse.harvard.edu/

Nenhum comentário: