Exposição discute legado da escola de arquitetura e disign fundada pelo alemão Walter Gropius, que pregava igualdade entre artistas e artesãos.
Dessau- Alemanha - Gropius lançou manifesto em 1919 onde definia as metas: criar uma escola sem distinção de barreiras socias entre artistas e artesãos. A lendária escola de design e arquitetura Bauhaus cujo primeiro mandamento era "A forma segue a função", os 90 anos são festejados com livros e exposições nos mais renomados museus do mundo.
Dessau- Alemanha - Gropius lançou manifesto em 1919 onde definia as metas: criar uma escola sem distinção de barreiras socias entre artistas e artesãos. A lendária escola de design e arquitetura Bauhaus cujo primeiro mandamento era "A forma segue a função", os 90 anos são festejados com livros e exposições nos mais renomados museus do mundo.
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque {MoMA} apresentará a partir de 8 de novembro " Bauhaus: 1919 -1933 Workshops for Modernity", enquanto que no outro lado do mundo, no Japão, a Universidade de Arte de Tóquio relembra a data com " Experience", em cartaz até o final de julho.
A escola de Gropius recebe muitas críticas e acusações de ter tornado a arquitetura das cidades em um desastre arquitetônico. Também lhe foi atribuido a acusação de um "antro de comunistas" sendo esta a acusação que conviveu Gropius até o fechamento de sua escola em 1933. Outros atribuem a ele a democratização da e ao acesso de todas as classes socias ao bom design.
Como professores da escola Kandisnki, Paul Klee e Josef Albers. Na parte de arquitetura Mies Van der Rohe, juntamente criaram a linguagem visual referência no mundo até os dias atuais. Especialmente Kandisnki, que fez uma pesquisa em 1923, e a partir dela desenvolveu uma poderosa gramática visual onde reduzia a síntaxe entre três figuras geométricas: trinagulo> amarelo representaria o elemento dinâmico; o quadrado vermelho> seria o estático e o círculo azul seria o sígno da serenidade. Muitos foram os artistas que construiram suas obras a partir dessas fórmulas.
A escola de Gropius recebe muitas críticas e acusações de ter tornado a arquitetura das cidades em um desastre arquitetônico. Também lhe foi atribuido a acusação de um "antro de comunistas" sendo esta a acusação que conviveu Gropius até o fechamento de sua escola em 1933. Outros atribuem a ele a democratização da e ao acesso de todas as classes socias ao bom design.
Como professores da escola Kandisnki, Paul Klee e Josef Albers. Na parte de arquitetura Mies Van der Rohe, juntamente criaram a linguagem visual referência no mundo até os dias atuais. Especialmente Kandisnki, que fez uma pesquisa em 1923, e a partir dela desenvolveu uma poderosa gramática visual onde reduzia a síntaxe entre três figuras geométricas: trinagulo> amarelo representaria o elemento dinâmico; o quadrado vermelho> seria o estático e o círculo azul seria o sígno da serenidade. Muitos foram os artistas que construiram suas obras a partir dessas fórmulas.
A função de sua escola seria pluralista que deveria ser atingida através de profissionais de várisa disciplinas. Conseguiu. Os métodos e teorias foram exportadas para os EUA no final de 1933 levando os americanos a uma nova mentalidade artística. Sua escola conviveu com ambiente hostil e até o presente tem de suportar alguns conservadores ferrenhos.
[Mais> http://www.moma.org/
(212) 708-9400 http://www.moma.org/about/info/
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