Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

250 anos de Robbie Burns

Poeta, escritor e compositor pensou em abandonar sua terra natal devido sua condição social. No calendário de eventos “Military Tatoo”, International Book Festival” em agosto, o tom é dado pelo poeta nacional, Robert Burns.

Robert Burns ou Robbie Burns, como também era conhecido, era um poeta escocês nascido em [Alloway, condado de Ayrshire] em 25 de janeiro de 1759. Foi um pioneiro do romantismo europeu. Os poemas de Burns prefiguram o romantismo. Pontuado pela espontaneidade e simplicidade suas poesias, geralmente escrita em escocês, tinham como principal tema sua aldeia. Seus amores e a natureza.

Nascido em uma família pobre, seus pais eram lavradores e ele fora criado no campo, praticamente não estudou, foi obrigado a completar sua formação por conta própria. Para obter recursos para uma viagem à Jamaica com a namorada publicou uma coletânea de poemas em 1788, e por pouco não vendera definitivamente os direitos de sua obra. No entanto, a morte de sua amada e o relativo sucesso da coletânea literária mudaram seus planos de deixar a Escócia foi adiado, quando consegue um cargo na administração britânica. Sua afeição pelo movimento da Revolução Francesa, a vida agitada que levava fizeram com que não obtivesse progresso na carreira pública.
O romancista escocês passou por muitas dificuldades econômicas talvez tenham sido esses os motivos de sua rebelião contra as condições sociais da época. Com muito vigor ele expressou tais sentimentos em sua obra. Sua vida boêmia também influenciaria na realização de. Poems, Chiefly in the Scottish Dialect [1786], que o fez mudar de idéia quando abandonar seu país devido o êxito da obra. Tam o'Shanter [1789] poema narrativo burlesco, constituíram suas obras mais valiosas.
Compositor de canções populares, ele escreveu aproximadamente trezentas, interpretadas por cantores como James Johnson e George Thomson. Muitas das composições de Burns eram originais e outras eram adaptadas do folclore escocês. Em ambas refletiam o realismo e o espírito popular poético. O poeta morreu aos 37 anos, em Dumfries, Escócia, em 21 de julho de 1796, vitimado por um ataque de febre reumática.

Nenhum comentário: