"Mickey Rourke se entrega sem auto-piedade em uma espécie de sacrifício. Foi merecedor de o Globo de Ouro, Festival de Veneza e poderá levar o Oscar". [AgênciaFM]
"O Lutador" traz Mickey Rourke às telas de forma magistral. A vida do ator praticamente se confunde com a do biografado, o boxer Randy "Carneiro" Robinson. Randy, se as contas forem feitas com minuncias, ele perdeu muito mais do que ganhou. O filme de Darren Aronofsky, estreia no Brasil, na sexta-feira, 13, e venceu o Festival de Veneza, Itália, em 2008. Segundo jornalistas especializados a atuação de Mickey Rourk foi responsável pela premiação. A ação do tempo e a falta de glórias deram-lhe um rosto velho e surrado, os altos e baixos da carreira de um lutador de telecatch dos anos 80, encontra generosidade impar no rosto de Rourke. É um personagem muito forte vivido pelo veterano ator, iconizado em filmes como Nove e Meia Semana de Amor, O Selvagem da Motocicleta.
Com a idade avançada, Randy, passa a exercer a profissão em ringues localizados nos porões e sem a presença de apreciadores legítimos; os que lá estão querem sangue a qualquer custo. O lutador faz de tudo para parecer mais jovem: bombado por esteroides, cabelos oxigenados e bronzeamento artificial, é uma verdadeira luta contra a decadência.
A atriz Marisa Tomei interpreta uma stripper que faz par com Randy, e apesar de estar acima da idade aceitável para a profissão, ainda encontra-se em boa forma. Os dois são personagens fora do mundo. Dois seres falidos que fazem parte do "sonho americano".
Nas primeiras tomadas o diretor não revela o rosto de Randy, tudo para proteger inicialmente o personagem, mesmo nas tomadas feitas de perfil o rosto fica à sombra. Ou seja, ele vai desvendando-o aos pouquinhos, aquele corpo e aquela face. Ao mesmo tempo, em certos momentos chega a ser impiedoso com o espectador com cenas sangrentas das lutas. Apesar das lutas de telecatch serem encenadas, os espectadores exigem um certo grau de encenação pra valer. É nesse 'teatro dos horrores' onde Randy 'Carneiro' Robinson tira seu sustento agora, e a cada dia perde cada vez mais sua vida. Absoluta ausência de solidariedade, sadismo e solidão pautam esta película maravilhosa.
Cotação ***** plus [excelente]
14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário