Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

João Caetano - o ator

O rei dos palcos do Brasil, representou para o rei D. Pedro V em Portugal. Criou a primeira companhia dramática do nacional.

O ator nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 27 de janeiro de 1808. João Caetano dos Santos é considerado o maior artista dos palcos brasileiros. Muito jovem, ele alistou-se no Exército e durante sete anos serviu no Batalhão do imperador , tendo participado da guerra Cisplatina. Entretanto sua paixão era o teatro e, que contrariava o gosto de sua família. Caetano abandonou às armas, e estreou a 24 de abril de 1827, em sua terra natal, com a peça 'O Carpinteiro de Livonia'. Embora revelando qualidades artísticas, não conseguiu impressionar o público presente.Depois de trabalhar em outros palcos cariocas, transferiu-se para Mangaratiba, onde representou a peça 'O Dia de Júbilo Para os Amantes da Liberdade ou a Queda do Tirano', que fazia alusão a abdicação de Pedro I.
Em 1833, organizava a primeira companhia dramática nacional que estreou em Niterói - RJ, onde mais tarde conseguiu a construção do Teatro Santa Teresa, inaugurado em 1842, com a peça 'As Memórias do Diabo', com a qual excursionou por muito tempo pelo Brasil. Em 1860 ele excursionou para Europa, estreando no Teatro Normal de Lisboa, com a presença do rei D. Pedro V, obtendo grande sucesso. De volta ao Rio de Janeiro, reiniciou suas atividades teatrais, mas no dia 24 de agosto de 1863 ele sentiu-se mal durante um espetáculo. Foi levado para casa vindo a falecer.
Leia mais sobre Cinema Antigo em www.formasemeios.blogs.sapo.pt , o sitio brasileiro mais acessado na Europa.

Nenhum comentário: