Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cidadãos retratados

O povo de Santo Amaro retratado em xilogravura em exposição permanente em biblioteca temática.

A Biblioteca Pública Belmonte apresenta exposição permanente com cidadãos de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulistana, através de xilogravura, onde os transeuntes servem de modelos. São caras anônimas gravadas em painéis por meio da xilogravura, cuja técnica foi introduzida no Brasil pelo portugueses, trata-se de reprodução de imagens que consiste no desenho de um entalhe na madeira, e depois é transferida para o suporte desejado. A mostra permanente Visagens: visões comuns, visões sublimes abre dia 8 e apresenta 20 retratos 50x40.
As são do artista plástico Ernesto Bonato, que em busca da essência dos cidadãos comuns percorreu boa parte do populoso bairro da Santo Amaro por quase nove meses. Durante o percurso o artista abordava os transeuntes e falava das possibilidades de serem retratadas. Ele desenha na rua e chamava muito atenção durante a feitura da arte.

Bonato trabalha com xilogravura desde 1989, e já tem experiência sobre esse tipo de projeto. Realizou no na comunidade Vila da Barca, região de palafitas em Belém do Pará, descobriu mais sobre aquela comunidade.

Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro
[11] 5687-0408
LEIA MAIS SOBRE ARTES, CULTURAE ATUALIDADES EM www.formasemeios.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário: