Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

STF apresenta a trajetória da Justiça Brasileira

A chegada da Família Real, há 200 anos, trouxe ao Brasil grandes mudanças: políticas, econômicas e sociais. Da instauração da Impressão Régia, atual Imprensa Nacional, à abertura dos Portos no ano de 1808 ganhou relevância, especialmente nas ciências jurídicas, quando da criação do Primeiro Órgão de Cúpula da Justiça Brasileira.

Para comemorar chegada da Família Real no Brasil o STF, órgão máximo da Justiça na garantia dos direitos constitucionais dos brasileiros, juntamente com a Fundação Armando Álvares Penteado realizam a mostra “O Supremo e o Cidadão”. A mostra documentos, fotos, vídeos e todo o processos que marcaram os 200 anos do Judiciário Brasileiro, que também comemora 20 anos da Promulgação da Constituição Federal de 1988. A exposição tem curadoria do ministro Célio Borja, e visa trazer o cidadão para mais perto das ações do STF e, conseqüentemente, dos direitos e deveres previstos na Constituição.
Dividida em quatro ambientes, a exposição possibilita aos visitantes acessar imagens dos prédios onde funcionaram as diferentes Cortes – Casa da Suplicação, Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal –, analisar documentos e julgamentos importantes – como o processo de hábeas corpus de 1936 em favor da militante comunista Olga Benário, que foi extraditada para a Alemanha nazista mesmo estando grávida de Luis Carlos Prestes. Também pode assistir a vídeos, como o da Assembléia Nacional Constituinte. Um computador disponibilizado e fotos da Central do Cidadão, um tipo de canal de comunicação entre o STF e a população, que busca melhorias no que tange ao atendimento às demandas, tomadas de decisão, simplificação de processos, elevação da transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pelo Tribunal.

Serviço

“O Supremo e o Cidadão”
Visitação: até 30 de novembro de 2008
Hall dos Bustos – Supremo Tribunal Federal
Praça dos Três Poderes - Edifício Sede, Brasília/DF
De segunda a domingo das 10h00 às 18h00
Agendamento: (61) 3217-4037 - visitacao@stf.gov.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário: