Páginas

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mesa-redonda sobre “A casa brasileira do MCB”

Menezes Comunicação informa: Mesa-redonda sobre “A casa brasileira do MCB” reúne Ana Lanna, Maria Cristina Oliveira Bruno e Julio Abe, em 11 de março, 19h30 Entrada gratuita.

No âmbito da exposição “A casa brasileira do MCB” será realizada no dia 11 de março uma mesa-redonda com a participação de Ana Lanna, diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), de Maria Cristina Oliveira Bruno, vice-diretora do MAE-USP, e de Julio Abe, arquiteto e museólogo. A mesa-redonda revela-se uma oportunidade para refletir sobre a formação de acervos públicos, definição de critérios de continuidade e novas formas de expandir conteúdo informativo sem ampliação de reserva técnica. Também serão discutidas políticas de aquisição e a representatividade da coleção do MCB, museu que se propõe tratar, através de sua memória, da moradia brasileira para além do mobiliário, tendo em vista o equipamento que participa da construção do cotidiano, nossos artefatos. A mostra, com 250 peças e que fica em cartaz até 30 de março, é uma compilação do que foi reunido ao longo da existência do museu, fundado em 1970, com certo distanciamento ou sem compromisso de retrospectiva, respeitando o patrimônio constituído que passou ultimamente por restauro e novas aquisições.
Ana Lanna é historiadora, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Coordena o Projeto Temático FAPESP São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade. Publicou como autora e/ou organizadora, dentre outros livros Santos, uma cidade na transição e Cidades Universitárias: Patrimônio Urbanístico e Arquitetônico da USP.

Maria Cristina Oliveira Bruno, historiadora e museóloga, vice-diretora e professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - MAE/USP. Desde 1999 é professora do curso de Mestrado em museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal. É membro do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus/ICOM/Unesco (2006/2009).

Julio Abe Wakahara, arquiteto, museólogo e especialista em conservação e restauro de monumentos e sítios históricos pelo convênio FAUUSP / CONDEPHAAT / IPHAN. Foi criador do projeto museológico museu de rua, que conta a história de cidades, bairros, instituições, empresas, com a participação da comunidade local. É conselheiro do MCB desde 1998.

Serviço
Entrada: gratuita Nº de lugares: 230, por ordem de chegada Site: http://www.mcb.sp.gov/.
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Tel. 11 3032-3727 – Jardim Paulistano São Paulo - Estacionamento: R$ 10,00 Café do Museu: aberto

Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana email: menezescom@uol.com.br
3815-1243/0381 9983-5946menezescom@uol.com.br

Nenhum comentário: