
Por muitos anos eles bricaram com bonecas tradicionais mas, os espanhóis lançam primeira boneca com síndrome de Down
Não há diferenças aparentemente entre uma boneca normal, mas trata-se de uma boneca com síndrome de down. Seus traços típicos de bebês com Síndrome de Down estão bem característicos. É o primeiro brinquedo com essas características chama-se Baby Down e é uma das novidades de sucesso do mercado espanhol para as celebrações do próximo dia de Reis. A boneca tem versões menino e menina. Os olhos, orelhas, nariz e a boca reproduzem os síntomas mais vísiveis da condição. A língua fica para fora e os pés e as mãos são menores do que o normal. No pulso uma pulseira de recém-nascido com o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down.
Esgotada
A boneca custa que R$ 65,00 dos quais R$ 8,00 vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, que apoia a campanha. Para o lançamento foram fabricadas três mil unidades que já estão esgotadas. E a fábrica tem pedidos também de outros países como Estados Unidos, França, Portugal e Itália. A idéia era testar a aceitação na próxima festa do dia dos Reis Magos (seis de Janeiro), a data em que as crianças recebem os presentes, segundo a tradição espanhola. A Associação Espanhola de Síndrome de Down (A.E.S.D.) defendeu o projeto, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre se correspondem com a realidade. Baby Down tem também um folheto de instruções que explica aos menores as características da Síndrome e indica como brincar com outras crianças que possuem estes síntomas.
O manual ensina, por exemplo, a importância de distinguir cheiros, sabores, tatos e sons, contando que o maior desenvolvimento dos sentidos é um dos traços típicos dos bebês afetados pela Trissomia 21 (Síndrome de Down). A boneca não faz truques, ou seja, nada de especial. O que chama atenção ~são os detalhes dos portadores da síndrome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário