Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Começa queda de Hugo Chavez



Hugo Chávez reconheceu sua derrota neste segunda-feira, no referendo popular sobre seu projeto de reforma constitucional. O presidente venezuelano pretendia abrir caminhos para a implementação de um projeto socialista no país onde somente ele seria o previlegiado. Com 90% dos votos apurados, 50,7 % dos votos eram a favor do “Não” e 49,29% pelo “Sim”. Posando de bom moço, “Digo do fundo do meu coração: por várias horas fiquei me debatendo num dilema, mas agora já estou tranqüilo e espero que os venezuelanos também (...) não se sintam tristes", disse Chávez, em cadeia nacional, imediatamente após conhecer os resultados oficiais.Ainda segundo Chavez,“Essa é mais uma demonstração da credibilidade que devemos ter em nossas instituições, na nossa democracia bolivariana. (...) Agradeço aos que votaram pela minha proposta e, aos que votaram contra a minha proposta, agradeço e parabenizo", afirmou o presidente venezuelano. Sem dúvida, este é o primeiro contratempo político de Chávez em nove anos de governo. Ele tenta menosprezar dizendo " foi uma derrota muito pequena.

Oposição derrota Chaves mas pede apoio

O governador do Estado de Zulia e ex-candidato presidencial, Manuel Rosales, disse que espera "que este resultado sirva para que busquemos a paz e a harmonia na Venezuela". O discurso foi repetido pelo oposicionista Leopoldo López, prefeito de Chacao, um dos municípios que compõem o Distrito Metropolitano de Caracas.
"Esse é o momento para nos reencontrarmos, todo o povo", disse. "Poderemos sentar com o presidente para ver qual é o projeto de país que ele quer para todos os venezuelanos." Para Teodoro Petkoff, diretor do diário de oposição Tal Cual e ex-candidato presidencial, "foi possível demonstrar que dentro da democracia, sem buscar atalhos nem falsas saídas, se pode obter resultados democráticos". [Francisco Martins - Especial AgênciaFM]

Nenhum comentário: