segunda-feira, 25 de setembro de 2006
“Lixo Panorâmico”
Quem disse que lixo é inútil.
Em Madrid, Espanha, uma mostra cultural com sucesso absoluto de público e crítica está ratificando que as sobras que vão parar nas lixeiras podem virar arte funcional. “Lixo Panorâmico” é uma exposição de objetos reciclados e transformados em peças arquitetônicas. O sucesso da mostra surpreendeu até mesmos os autores, Manuel Polanco, integrante da equipe Lixorama (Basurama, em espanhol), disse "jamais vi coisa igual". O grupo é formado por nove estudantes de arquitetura da Universidade Politécnica de Madri, e tem idade média de 26 anos. Eles trabalham com reutilização de lixo desde 2000, e com qualquer coisa que encontram nas lixeiras, exceto material orgânico. No início era só diversão, saiam pelas ruas de Madri e vasculhando o lixo da cidade. Até que um vigia de um supermercado emprestou-lhes carrinhos e agora saem pelos bairros pegando coisas que as pessoas jogam fora, disse Rubén Montero.
Objetos funcionais
A exposição está em cartaz desde o dia 14 de setembro, no centro cultural Casa Encendida (Madri)e exibe objetos funcionais como sofás feitos de tubos de polipropileno, luminárias de CDs derretidos, mesas e cadeiras de plástico ou de papel cartão e ferro fundido ou roupas transformadas a partir de retalhos e peças desgastadas. São objetos prontos para serem utilizados. Os estilistas já veem um produto pronto para ser comercializado. Durante suas coletagem, os estudantes fizeram amizades. Mendigos, pessoas de classe baixa e vigias, que até colaboram na hora de ajudar ou selecionar o material.
Reciclagem
Segundo a equipe Lixorama, o processo de reciclagem começa com o que eles chamam de memória dos objetos, acham este termo poético. A intenção é não deixar a história morrer, eles tentam ir de encontro ela, a história, pois sempre que encontram uma peça logo vem à cabeça a indagação, quem usou, a quem pertncia este objeto? E daí achar uma nova função. Eles não intitulam artistas, o que realmente nos parece é que o interesse e o ponto de vista deles é a funcionalidade. Apesar da utilização dessa matéria-prima, a Lixorama espera que no futuro as lixeiras estejam mais vazias. “O ideal seria que as indústrias reduzissem seu lixo. O problema é que às vezes sai mais barato produzir algo do que reciclar”, explicou Montero.
A exposição “Lixo Panorâmico” estará em cartaz em Madri até 8 de outubro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário