USP integra programa sobre os primeiros mil dias do desenvolvimento infantil. A proposta é facilitar ativamente a colaboração e a sinergia entre os grupos participantes, à medida que progredirem juntos
A Wellcome Leap, organização sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, que financia projetos para acelerar inovações que beneficiem a saúde global, contemplou a Universidade de São Paulo (USP) e mais outras nove institutições acadêmicas para participarem do programa “Os primeiros 1000 dias: promovendo redes cerebrais saudáves”. A proposta é facilitar ativamente a colaboração e a sinergia entre os grupos participantes, à medida que progredirem juntos em direção às metas do programa.
O projeto da USP foi elaborado por pesquisadores de diferentes unidades, contou com coparticipações externas e tem como responsável principal, o Prof. Guilherme Vanoni Polanczyk, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. A próxima etapa será o início das pesquisas de campo, com prévisão de duração de três anos, prorrogável por mais um ano.
Background
Durante os primeiros 1000 dias de vida, são desenvolvidas habilidades cognitivas críticas a partir de influências genéticas, exposições ambientais e das experiências de cuidado e de estimulação que as crianças recebem. Funções executivas e linguagem são habilidades críticas para um desenvolvimento saudável. Muitos estudos mostram que o desempenho individual de funções executivas na infância muda as chances de lidar com sucesso com as oportunidades e obstáculos que enfrentam ao longo da vida. Funções executivas e linguagem bem desenvolvidas aumentam as chances de uma criança ter saúde física, neural e mental ao longo do desenvolvimento; reduz o ritmo de envelhecimento e sustenta uma maior produtividade e prosperidade.
O que será feito
Acompanharemos o desenvolvimento de 500 bebês desde o nascimento até os 36 meses de vida de forma muito ampla. Serão investigados o genoma completo das crianças e ao longo do tempo, o microbioma (através das fezes e do leite materno) e as mudanças epigenéticas que ocorrem. Ao mesmo tempo, será investigada a maturação cerebral através de eletroencefalograma e o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. As relações familiares, o cuidado materno e os estímulos que recebem também serão caracterizados ao longo de todo o tempo de acompanhamento. Saber Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário