"Richard's", a adaptação de um clássico de Shakespeare com estética punk e banda ao vivo
LISBOA, PORTUGAL - A peça conta com dramaturgia de Jorge Louraço Figueira e Marco António Rodrigues e interpretação de Cláudia Carvalho, Isabel Craveiro, Margarida Sousa e Mónica Cadete.
O Teatrão estreia na quinta-feira, em Coimbra, "Richard's", um espetáculo de estética punk que adapta "Ricardo III" de Shakespeare e trá-lo para a atualidade, abordando não o poder em si, mas como ele se articula enquanto sistema.
Depois de abordar o Estado Novo ao longo de 2018, o Teatrão socorre-se agora de Shakespeare e daquele rei inglês do século XV para falar das estruturas de poder atuais, fazendo referências à austeridade e aos movimentos nacionalistas que vão surgindo no mundo.
Para esta peça, a companhia de Coimbra optou por retirar o protagonismo a Ricardo III e entregá-lo a quatro investigadoras/rainhas que tentam perceber e desvendar a ascensão ao poder do rei. Em palco, face à história "muito violenta e crua" de Ricardo III, a música e a cenografia associam-se a uma estética punk, com uma banda a tocar ao vivo, sob direção de Victor Torpedo (Tédio Boys e The Parkinsons).
"Richard's" estreia na quinta-feira,4, e fica em cena até dia 18, na Oficina Municipal do Teatro, Lisboa, com as apresentações a decorrerem de quarta-feira a sábado às 21:30 e, aos domingos, às 19:00. A entrada tem um custo de quatro a dez euros. (Francisco Martins \sapo.pt).
Nenhum comentário:
Postar um comentário