Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Morreu a atriz portuguesas Mariema

Morreu a atriz Mariema, criadora da canção "O Fado Mora em Lisboa"

A atriz Mariema morreu no domingo,24, à noite, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde a atriz residia.

Mariema Mendes de Campos, que não gostava de revelar a data de nascimento, nasceu em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, e foi a criadora do tema "O Fado Mora em Lisboa".

Começou cedo a cantar a fado, sobretudo para os amigos, mas foi num dos restaurantes onde cantava para amigos que a fadista Deolinda Rodrigues a descobriu e que falou para que ela entrasse para o teatro, segundo refere Vítor Duarte Marceneiro, no seu blogue “Lisboa no Guiness”.

Em 1964, estreou-se no teatro ABC, no Parque Mayer, como atração, na revista “É regar e por ao luar”, onde voltou em 2015, ao Teatro Variedades, para fazer "Quer... é Parque Mayer".

No mesmo ano, fez parte do elenco de "Três (Velhas) Irmãs", "uma memória de Tchekov", de Martim Pedroso, que esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em em que a atriz contracenou com Graça Lobo e Paula Só.

As últimas atuações de Mariema passaram também por programas de televisão, como a série "Conta-me como foi", e por participações em filmes como "Refrigerantes e Canções de Amor", de Luís Galvão Teles, "Axilas", de José Fonseca e Costa, e "Os Gatos Não Têm Vertigens", de António-Pedro Vasconcelos. (Francisco Martins\sapo.pt). 

Nenhum comentário: