Advogado e ativista e líder político tinha 79 anos. Arnaldo Matos, morreu na madrugada desta sexta-feira, 22, em sua casa, em Lisboa, vítima de uma crise cardíaca, confirmou ao PÚBLICO a sua cunhada Violante Saramago de Matos.
Arnaldo Matias de Matos nasceu em Santa Cruz, Madeira, a 24 de Fevereiro de 1939 — estava a dois dias de fazer 80 anos, e os seus amigos e familiares tinham preparado uma homenagem para essa data — e continuava ligado ao partido que fundou, apesar de já não desempenhar qualquer cargo. Sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica provocada pelo tabaco, embora já tivesse deixado de fumar.
Repercussão
NOTA: Entre o "desassombro" e o carisma de Arnaldo Matos
Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Rosas, Ana Gomes e José Lamego reagem à morte do fundador do PCTP/MRPP.
O Presidente da República publicou uma nota no site oficial da Presidência da República na qual envia condolências à família de Arnaldo de Matos, líder-fundador do partido maoista MRPP, que faleceu esta sexta-feira, e recorda o seu papel na história contemporânea de Portugal: "Personalidade da vida pública portuguesa conhecida pelo desassombro das suas intervenções, Arnaldo Matos ficará na memória de todos como um defensor ardente da liberdade e como um lutador pela causa da justiça social e dos mais desfavorecidos. (AgênciaFM \ publico.pt).
Nenhum comentário:
Postar um comentário