Espetáculo-solo reúne novamente o ator Heinz Limaverde e a diretora Patrícia Fagundes.
Foto: Adriana Marchiori
|
Com direção de Patrícia Fagundes, Desmedida Naichty Club estreia no dia 10 de agosto no Instituto Ling, em Porto Alegre. No mais novo espetáculo da Cia. Rústica, Heinz Limaverde e um músico convidado (Kevin Brezolin) conduzem a noite, transitando por diversos personagens e situações que tratam de desvios e desmedidas em relação a padrões sociais impostos: corpo, sexualidade, emoções, consumo, tempo. A peça explora a teatralidade ampliada da cena drag aliada a elementos biográficos do próprio ator. Combinação já explorada em outras produções do grupo, como O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (2010) - solo de Heinz que também foi dirigido por Patrícia.
Em cena e em clima de boate, música ao vivo, teatro, humor, dublagens, a força da palavra e o transformismo celebram a vontade de viver, a alegria, o riso, a crítica e o amor como possibilidade de existência em tempo de ódio. A peça integra o projeto Ponto de Teatro, que tem curadoria do jornalista Renato Mendonça, e conta com patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo do Rio Grande do Sul por meio do Sistema Pró-Cultura e Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS.
O ator - Heinz Limaverde:
Heinz Limaverde começou sua trajetória a partir do fascínio despertado pelas trupes circenses que visitavam sua cidade natal - Crato, no Ceará. De shows de drag queen a montagens de Shakespeare, da rua ao palco, o ator tornou-se um dos nomes de maior destaque na cena teatral gaúcha pela versatilidade. No cinema, atuou no longa-metragem Ainda Orangotangos (2007) e no curta Outros (2000), ambos de Gustavo Spolidoro.
Heinz já recebeu vários prêmios como ator de teatro, entre eles dois troféus Açorianos (O Gordo e o Magro vão para o céu, em 2008, e O Pagador de Promessas, em 2000), dois Braskem (A Megera Domada, em 2008, e Sonho de uma Noite de Verão, em 2006) e um Tibicuera (O Hipnotizador de Jacarés, em 2006).
A diretora - Patrícia Fagundes:
Patricia Fagundes é diretora da Cia. Rústica, produtora, pesquisadora e professora do Departamento de Arte Dramática e na Pós-Graduação em Artes Cênica da UFRGS. Também é Doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade Carlos III, de Madri, e Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University, de Londres. Mantém intensa atividade profissional, dirigindo vários espetáculos, intervenções e eventos, em projetos premiados e reconhecidos pela crítica e pelo público, como Fala do Silêncio (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo e Açorianos de Melhor Trilha Sonora, em 2017), Cidade Proibida (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, em 2015), Natalício Cavalo (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo, em 2013), O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (Prêmio Açorianos de Melhor Direção, em 2011), Sonho de uma Noite de Verão (Prêmio Açorianos e Prêmio Braskem de Melhor Direção e Melhor Espetáculo, em 2006), entre outros.
A Cia. Rústica:
Criada em 2004, em Porto Alegre, a Cia. Rústica articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. O grupo busca uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.
A companhia já levou aos palcos espetáculos apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta por A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004). O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010) e Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017). A companhia desenvolve ainda um projeto continuado que investiga a cena na rua e a intervenção urbana, composto também Desvios em Trânsito (2010), Cidade Proibida (2013) e Feito Criança (2015). (Fonte: Assessor de Imprensa: Léo Sant´Anna)
QUANDO: De 10 a 26/08, às sextas-feiras às 20h e aos sábados às 18h.
ONDE: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras, Porto Alegre)
QUANTO: R$ 40,00 (50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação)
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
Ficha técnica:
Direção: Patrícia Fagundes
Dramaturgia: Heinz Limaverde e Patrícia Fagundes
Elenco: Heinz Limaverde
Trilha Sonora em cena: Kevin Brezolin
Trilha Sonora pesquisada: o grupo
Figurinos: Heinz Limaverde
Iluminação: Eduardo Kraemer
Cenografia: Rodrigo Shalako
Assistência de Produção: Diego Nardi
Criação e Realização: Cia. Rústica
Nenhum comentário:
Postar um comentário