Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

MinC apoia movimento em defesa do forró de raiz

Foto: Ronaldo Caldas\MinC
Em audiência marcada por música e debates sobre a importância social e econômica do forró, o ministro da cultura Sérgio Sá Leitão, manifestou o apoio integral ao movimento – liderado pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) com diversas entidades – pela defesa do registro das matrizes tradicionais do forró de raiz como patrimônio cultural imaterial do Brasil. 

O encontro com representantes das entidades ocorreu na tarde desta terça-feira (29), em Brasília. 

Os representantes do movimento presentes na reunião entregaram ao ministro uma Carta Manifesto resultado do 1º Fórum Nacional do Forró de Raiz, promovido pelo Sesc /RJ em abril deste ano. No documento, os integrantes do Fórum solicitaram recursos financeiros que assegurem a continuidade do processo de registro, a divulgação do forró em eventos internacionais e a criação de centros de referência do forró, entre outras demandas. 

O ministro se comprometeu a contribuir na busca de meios para complementar os recursos necessários para a continuidade do processo de registro do forró de raiz. "Não temos fonte orçamentária para contribuir diretamente, mas estamos sintonizados com as ações promovidas em defesa do forró. Contem conosco, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para auxiliar o movimento", ressaltou.

Nenhum comentário: