O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, abre nesta terça-feira (3), às 20h, no Rio de Janeiro, a Rio Creative Conference (Rio2C), evento que incorpora o RioContentMarket, maior encontro de negócios da América Latina para produtores independentes, profissionais de televisão e mídias digitais. Além do setor audiovisual, a Rio2C reunirá também profissionais da música e da área de inovação, focos do Ministério da Cultura (MinC) para o desenvolvimento da economia criativa.
![]() |
| Foto: Ronaldo Caldas |
Além de abrir o evento, Sá Leitão fará uma palestra nesta quarta-feira (4), às 17h, quando detalhará as principais ações do MinC. No texto que escreveu para o catálogo da Rio2C, o ministro afirma que "o Brasil tem tudo para ser a grande potência cultural e criativa do Século 21, como os EUA foram no Século 20".
Programação
A programação da conferência vai até o próximo domingo (8), na Cidade das Artes. Os painéis da RioContentMarket trarão os temas mais quentes do setor da economia criativa, muitos deles pilares de ação da atual gestão do MinC, tais como modernização das leis de incentivo, investimentos no setor de games, regionalização do fomento à cultura e internacionalização da cultura brasileira.
Nesta quarta-feira (4), às 11h, o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Christian de Castro, falará sobre as linhas de financiamento da agência. Em março, Castro e o ministro anunciaram a reestruturação do Fundo Setorial do Audiovisual, com o objetivo de dar mais agilidade e transparência aos processos, e lançaram novos editais para cinema e televisão, com investimento de R$ 471 milhões no setor.
Outros temas abordados no evento serão os mecanismos de captação de recursos e a regionalização do audiovisual ("Os novos mecenas da cultura no Brasil: desmistificando a captação de recursos e os desafios nas leis para o audiovisual", na quinta-feira, às 11h; e "As oportunidades das coproduções regionais", na sexta-feira, às 15h30).

Nenhum comentário:
Postar um comentário