Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

DOCTV América Latina: vencedor brasileiro homenageia samba

No Gargalo do Samba foi o documentário brasileiro vencedor da sexta edição do edital DOCTV América Latina.
Nereu Mocotó\ AgênciaFM:
Francisco Martins

O filme é uma homenagem ao músico Nereu Gargalo, pandeirista do Trio Mocotó, que deu destaque ao samba-rock na cena da música brasileira, durante os anos 70. A mineira Águeda Amaral, da produtora Cabelo Duro Produções, receberá o prêmio de US$ 70 mil para produzir o filme, que, segundo ela, começou a ser pensado cinco anos antes da inscrição do projeto no edital do Ministério da Cultura (MinC).

 DOCTV América Latina é uma iniciativa da Conferência das Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (CACI) e da Fundação do Novo Cinema Latino-americano, realizada a cada dois anos.

Águeda está na caminhada do audiovisual há 23 anos, e já produziu por mais de uma vez documentários que receberam incentivo cultural e puderam abordar temas sociais e a cultura brasileira.

O carioca Nereu Gargalo é um dos fundadores do samba-rock. Na boate paulistana Jogral, ponto de encontro de artistas brasileiros, ele começou sua história na música, que hoje se confunde com a história do samba. Nereu participou da formação do Trio Mocotó que contava com Fritz Escovão e João Parahyba. Depois de alguns anos de participações nos shows do renomado Jorge Ben Jor, o Trio Mocotó passou a ter uma carreira solo e goanhou a marca de percussor do ritmo samba-rock.  NEREU MOCOTÓ POR AGÊNCIA FM

Nenhum comentário: