Páginas

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Europa reage à morte de Helmut Kohl,

Morreu o antigo chanceler alemão Helmut Kohl, nesta sexta-feira,16, ele tinha 87 anos.

Helmut Kohl é considerado o principal "arquitecto" da reunificação da Alemanha, alcançada depois da queda do muro de Berlim, em 1989, apesar da resistência da primeira-ministra Margaret Thatcher e do líder da União Soviética Mikhail Gorbachev. Desde o fim da II Guerra Mundial, foi o político que liderou os destinos do país durante mais tempo.

O antigo chanceler alemão manteve uma relação próxima com o Presidente francês Francois Mitterrand. Os dois trabalharam em conjunto para reforçar o processo de integração europeia.

Depois de abandonar o cargo de chanceler, a reputação de Kohl foi atingida por um escândalo de financiamento do seu partido, a CDU. Conhecido como “bom gigante”, foi o mentor político de Angela Merkel, nomeando-a para o seu primeiro posto no Governo.
Helmut Kohl estava numa cadeira de rodas desde 2008, quando sofreu uma queda que fragilizou o seu estado de saúde.

Mundo reage à morte de Kohl

O antigo Presidente dos EUA George H.W. Bush diz que ele e a mulher Barbara “choram a perda de um verdadeiro amigo da liberdade” e de um dos “grandes líderes da Europa no pós-guerra”. George H.W. Bush, em comunicado. 

O antigo chanceler alemão Gerhard Schroeder, que sucedeu a Kohl, lamenta a morte de um “grande patriota e europeu”.

“O meu mentor, amigo, a essência da Europa, vai deixar muitas muitas saudades”, escreve Juncker na rede social Twitter", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

O ex-Presidente da República de Portugal Cavaco Silva recorda Helmut Kohl como "o grande estadista do século XX".


Nenhum comentário: