Páginas

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Richard Gere é o grande nome de “Norman: Confie em Mim

Richard Gere interpreta Norman Oppenheimer, um sujeito que ninguém sabe ao certo onde  mora. Poderia até ser nas ruas de sua Nova Iorque, mas parece que não. Ele é um sujeito com contatos e generosidade suficientes para compartilhar com amigos e até gente que mal conhece.

 “Norman: Confie em Mim”, primeiro filme em língua inglesa do norte-americano radicado em Israel Joseph Cedar (“Beaufort”), tem como protagonista essa figura que beira o tóxico, com seus excessos de altruísmo, disfarçando seus interesses e ego.

A ascensão de Norman começa quando faz amizade com um proeminente político israelense que está visitando Nova Iorque, Micha Eshel (Lior Ashkenazi). O protagonista compra um caríssimo par de sapatos para o novo amigo. Três anos depois, o político é eleito primeiro-ministro e, surpreendentemente, ainda se lembra do protagonista, a quem não via desde aquele episódio. Norman ganha um cargo na administração de Eshel. É uma figura praticamente decorativa, mas que ainda assim atrai o interesse de muita gente. 

Muito do protagonista aqui depende da aura de confiança que ele é capaz de transmitir aos outros personagens, interpretados por Steve Buscemi (rabino), Harris Yulin (magnata) e Charlotte Gainsbourg na pele de uma diplomata.  O filme funciona em determinados segmentos pela confiança que Gere é capaz de impor, com sua voz pesada e atitudes inesperadas.  

Mas, Norman é exagerado, chega a ser chato. Mesmo assim, compensa sair de casa para assitir. Ainda mais quando um ícone igual a Gere está em atuação irrepreensível. 

Nenhum comentário: