
“Norman: Confie em Mim”, primeiro filme em língua inglesa do norte-americano radicado em Israel Joseph Cedar (“Beaufort”), tem como protagonista essa figura que beira o tóxico, com seus excessos de altruísmo, disfarçando seus interesses e ego.
A ascensão de Norman começa quando faz amizade com um proeminente político israelense que está visitando Nova Iorque, Micha Eshel (Lior Ashkenazi). O protagonista compra um caríssimo par de sapatos para o novo amigo. Três anos depois, o político é eleito primeiro-ministro e, surpreendentemente, ainda se lembra do protagonista, a quem não via desde aquele episódio. Norman ganha um cargo na administração de Eshel. É uma figura praticamente decorativa, mas que ainda assim atrai o interesse de muita gente.
Muito do protagonista aqui depende da aura de confiança que ele é capaz de transmitir aos outros personagens, interpretados por Steve Buscemi (rabino), Harris Yulin (magnata) e Charlotte Gainsbourg na pele de uma diplomata. O filme funciona em determinados segmentos pela confiança que Gere é capaz de impor, com sua voz pesada e atitudes inesperadas.
Mas, Norman é exagerado, chega a ser chato. Mesmo assim, compensa sair de casa para assitir. Ainda mais quando um ícone igual a Gere está em atuação irrepreensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário