Páginas

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Do Timor-Leste a Portugal: Um Olhar Brasileiro

Setenta imagens de cenas teatrais realizadas em sete países que têm a língua portuguesa em comum, mas realidades territoriais, culturais e socioeconômicas bem diversas, estarão expostas no Teatro Gregório de Matos, em Salvador,Bahia, a partir da próxima quarta-feira (19). 

Trata-se da exposição fotográfica Do Timor-Leste a Portugal: Um Olhar Brasileiro, que abre a programação cultural da X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e segue até dia 7 de maio. O encontro entre representantes dos nove países que compõem a CPLP será realizado nos dias 4 e 5 de maio. 

A mostra reúne imagens registradas pelo fotógrafo Valmyr Ferreira durante oficinas de teatro, interpretação, improvisação, iluminação e caracterização realizadas gratuitamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.  A ideia da exposição foi da produtora brasileira Tania Pires e surgiu durante o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) de 2010, no Rio de Janeiro, evento que ocorre há dez anos. 

As oficinas fotografadas por Valmyr foram oferecidas gratuitamente nos países e idealizadas por Tania, que selecionou currículos para formar as turmas de 25 pessoas, que se reuniam em centros culturais ou embaixadas do Brasil. Foram 12 dias em cada país e houve uma identificação imediata dos falantes da mesma língua durante as oficinas, mas em cada lugar as propostas apresentadas foram encaradas de forma diferente. 

Serviço

Do Timor-Leste a Portugal: Um Olhar Brasileiro
De 19/04 a 07/05
Teatro Gregório de Matos - Praça Castro Alves, s/n – Centro – Salvador
De quarta a domingo, das 14h às 19h
Entrada gratuita
Telefone: (71) 3202-7800

Nenhum comentário: