Ela foi a estrela das séries “The Dick Van Dyke Show” e “Mary Tyler Moore Show”. No cinema, foi nomeada para os Oscares por "Gente Vulgar".
A atriz norte-americana Mary Tyler Moore morreu de câncer aos 80 anos. Nascida em Brooklyn in 1936, Mary Tyler Moore tornou-se uma estrela como Laura Petrie na série “The Dick Van Dyke Show” em 1961. Três anos mais tarde, o papel valeu-lhe o primeiro dos seis Emmys que recebeu durante a sua carreira.
A seguir, tornou-se a protagonista de “Mary-Tyler Moore Show”, que estreou em 1970, como Mary Richards, a produtora no departamento de notícias numa estação televisiva de Minneapolis.
Consagrada como um ícone da comédia em televisão, surpreendeu a seguir tudo e todos em Hollywood ao ir contra essa imagem com a transformação dramática para o filme "Gente Vulgar", de 1980: ela era Beth, a mãe que se esforçava por manter a normalidade na família após um acidente matar um dos filhos e o outro (Timothy Hutton) se sentir culpado pela tragédia.
Tyler-Moore com Ed Asner |
Nomeada para o Oscar de Melhor Atriz, perdeu para Sissy Spacek em "A Filha do Mineiro" mas "Gente Vulgar" ganhou Melhor Filme, Realização (Robert Redford em estreia), Ator Secundário (Hutton) e Argumento Adaptado, e foi o seu grande papel no cinema, pois com excepção de "Só Entre Amigas" (1986), nunca encontrou mais papéis à altura do talento dramático que revelou.
Em televisão, onde já era um ícone, tentou o regresso às séries com "Mary" em 1985, mas desta vez apenas durou uma temporada. A atriz era casada com o Dr. S. Robert Levine, há 33 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário