Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Exposição retrata relação de Kafka com Praga

Exposição "Franz Kafka e Praga" entra em cartaz neste sábado, 14 de janeiro, no Teatro Marília. A mostra conta com painéis fotográficos sobre o escritor tcheco Franz Kafka e o relacionamento dele com a cidade de Praga, capital da República Checa.


BELO HORIZONTE (MG) BRASIL - A exposição vai até o dia 19 de fevereiro, e pode ser visitada de segunda a quarta-feira, das 10h às 18h; sexta-feira, das 9h30 às 21h; sábados e domingos, das 14h às 21h. 

Os painéis fotográficos da exposição apresentam diversos momentos da vida do escritor tcheco. A infância, lugares por onde passou, a família e os amores, até os últimos dias dele em um sanatório, onde faleceu em 1924 devido à tuberculose.

Ainda estão expostos nos painéis as capas das primeiras edições dos livros de autoria dele, alguns manuscritos e vários documentos. Cada painel é acompanhado de um breve texto do próprio Franz Kafka que está relacionado a um momento da vida do escritor.

Kafka só obteve reconhecimento anos depois da morte, tornando-se um dos escritores mais importantes na história da literatura mundial. Entre as obras mais influentes e marcantes estão "A Metamorfose", "O Castelo" e "O Processo".

Realismo e metafísica

Nascido em Praga em 1883, o escritor tcheco de língua alemã era filho de um comerciante judeu muito abastado e cresceu sob a influência das culturas judia, tcheca e alemã. Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga, movimento cuja criação artística era alicerçada em uma atração pelo realismo, a metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX.

O Teatro Marília fica à Avenida Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia. 
A entrada é gratuita. 

Nenhum comentário: