Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Estreia o divertido “Capitão Fantástico”

Estreia o divertido “Capitão Fantástico”  que apresenta perfil de família libertária

Na trama Viggo Mortensen é Ben  e  Trin Miller é  Leslie , que resolveram viver uma utopia.  Fugindo  do mundo  do capitalismo e consumismo, formaram uma família de seis filhos,  vivendo em cabana em meio à natureza, isso nas montanhas do Estado de Washington.

Seu cotidiano constitui-se de preparo físico intenso, treino de sobrevivência, trabalhos manuais, muitas leituras, músicas e conversas em conjunto, longe da Internet, da televisão, dos celulares e videogames. A película fez sua estreia no  festival de Sundance, e começava ai, uma  trajetória bem sucedida através de outros festivais, exemplo Cannes, onde ganhou um troféu de melhor direção para Ross na seção Un Certain Regard. Outros prêmios em  Karlovy Vary, Roma,Deauville, Palm Springs e Seattle. Ou seja, é um filme bem "recomendado" . 

Como se não bastasse os prêmios, Viggo Mortensen recebeu também uma indicação como melhor ator dramático no Globo de Ouro e o elenco concorre na modalidade coletiva na premiação do Sindicato dos Atores da América (SAG).

O filme detalha a atmosfera desta família nada convencional, justamente a partir da ausência da genitora. Os detalhes são saborosos, com adolescentes lendo Dostoiévski, e todos, mesmo as crianças pequenas, discutindo desembaraçadamente as diferenças entre socialismo e capitalismo e declarando suas preferências entre trotskismo e maoísmo.

No velho ônibus que serve de transporte para idas ocasionais à cidade mais próxima – chamado “Steve” -, o pai embarca os seis filhos, rumo ao Novo México, onde moram seus sogros, Abigail (Ann Dowd) e Jack (Frank Langella). É quase um  road movie. Dá uma espiada. 

Nenhum comentário: