Páginas

domingo, 6 de novembro de 2016

Projeto Natureza Viva Artes Visuais

O projeto Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado,  inaugurado no sábado (5) no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em Brasília, reúne obras de nove artistas, que conseguiram unir, de forma criativa, natureza e arquitetura. De acordo com Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais (Ceav) da Funarte e coordenador do projeto, foram criados bancos-esculturas que dialogam com o meio ambiente.

Artista plástico Benê Fonteles organiza projeto que une
natureza e arquitetura na Funarte Brasília,
As obras de arte foram criadas pelos artistas Bené Fonteles, Carlos Lin, Cecília Bona, Felipe Cavalcante & Pedro Ivo Verçosa, Ligia de Medeiros, Lourenço de Bem, Nina Coimbra e Yana Tamayo. De acordo com Chaves, serão plantadas espécies originais do Cerrado em torno de cada uma. "Os artistas gostaram da ideia e indicaram as plantas que gostariam de ver junto a cada banco, como ipê branco, ipê amarelo, pequi, murici... Assim, priorizamos a riqueza do Cerrado, que tem uma vegetação maravilhosa", ressalta Benê Fonteles. 

Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Funarte, com produção executiva da Fase 10 Ação Contemporânea, em parceria técnica com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Jardim Botânico de Brasília, que cedeu as mudas. A iniciativa pretende também ampliar o foco para a região mais rica em biodiversidade do planeta. Embora abrigue cerca de 4.400 espécies vegetais endêmicas (de um total de 10 mil espécies), 837 espécies de aves e 161 espécies de mamíferos, o Cerrado se encontra seriamente ameaçado por ações predatórias do homem.

Serviço

Projeto Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado
5 de novembro, sábado, às 17h
Inauguração, no gramado da Funarte, dos bancos-esculturas de Bené Fonteles, Carlos Lin, Cecília Bona, Felipe Cavalcante & Pedro Ivo Verçosa, Ligia Medeiros, Lourenço de Bem, Nina Coimbra e Yana Tamayo
6 a 30 de novembro, terça a domingo, das 10h às 21h
Exposição sobre o projeto na Galeria Fayga Ostrower
Local: Galeria Fayga Ostrower e gramado do Complexo Cultural Funarte Brasília 
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília - DF
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Entrada gratuita

Nenhum comentário: