Páginas

sábado, 19 de novembro de 2016

Exposição "Sem Limites" de Marcos Duprat

O artista plástico Marcos Duprat inaugura a exposição Limites no dia 22 de novembro, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro. 



RIO DE JANEIRO (RJ) BRASIL - A mostra reúne 60 obras sobre papel e tela que abordam as transformações do artista em sua linguagem pictórica da figuração - ou da imagem que descreve a realidade visível - para a criação de espaços e paisagens oníricas e cromáticas. Após um período de oito anos após a última exposição no Rio de Janeiro, Duprat reencontra o público carioca nessa mostra que ilustra etapas de seu amadurecimento e transformação de sua linguagem plástica ao longo de 40 anos de trabalho.

Luz como protagonista

Dentre as obras expostas em Limites, algumas são datadas de décadas anteriores como citações dos desdobramentos a partir da virada do século. As obras recentes apresentam radical renovação. A luz segue como elemento protagônico e de articulação. O plano pictórico compõe-se de áreas de cor em expansão, construídas por pinceladas que obedecem a um ritmo concêntrico e radial e que criam superfícies que evocam ou configuram horizontes e paisagens cromáticas. A técnica de Duprat é a velatura, em que a cor resulta da superposição de pigmentos em camadas. Nas telas o meio empregado é o óleo, enquanto no papel usa óleo, pastel oleoso, aquarela e lápis.

Sobre Duprat

Nascido no Rio de Janeiro em 1944, Marcos Duprat manteve ao longo de sua vida diplomática a constância e o fluxo de sua obra. Com formação artística iniciada no MAM do Rio de Janeiro, prosseguiu com o mestrado em Belas Artes em Washington, D.C, onde fez sua primeira mostra individual, em 1977. Realizou inúmeras mostras individuais no Brasil, dentre as quais cumpre assinalar aquelas no MASP (1979 e 1988), no MAC (1995), na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2006) e no MUBE, Museu Brasileiro da Escultura (2015), em São Paulo. No Rio de Janeiro, cabe destacar as mostras no Centro Cultural Correios (1995 e 2008), no Instituto Cultural Villa Maurina (1996) e no CCBB (1999).

Exposição Limites

De 22 de novembro de 2016 a 17 de fevereiro de 2017
De Terça a Sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, das 10h30 às 14h 
Local: Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/n – Centro), Espaço Cultural Eliseu Visconti
Entrada Franca

Nenhum comentário: