Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Estreia filme de Domingos de Oliveira “BR 716”

“BR 716” uma homenagem aos sonhos e liberdades nos anos 60

Premiado em Gramado, RS, o filme recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Trilha Musical e Melhor Atriz Coadjuvante Glauce Guima.

“BR 716” – uma referência ao prédio da Rua Barata Ribeiro, 716, em Copacabana – é um filme de Domingos Oliveira que parece sintetizar em si todos os elementos que compõem a obra do diretor. 

A história começa com um colorido vibrante, com uma cena de making of: um ator e uma atriz na praia, equipe técnica, diálogos que não se completam. É a forma de Domingos lembrar ao público que isso é uma encenação, a lembrança é um resíduo de algo que nos ficou mediado por algum filtro. O que segue depois é em preto e branco – com fotografia assinada por Luca Pougy e Felipe Roque –, uma lembrança de um passado incerto, mas mais libertário e feliz. Há uma meta linguagem – presente já primeira cena –, uma nostalgia e a desilusão do fim das utopias dos anos de 1960. 

Domingos se volta para as formas de cinema daquela época, assim, seu “BR 716” transita entre a Nouvelle Vague e o cinema de John Cassavetes. Há também uma artificialidade proposital em diálogos, ou quando as personagens se voltam para a câmera. O resultado é um tanto irregular – as artificialidades nem sempre funcionam – mas os bons momentos são mais constantes do que os ruins. O elenco traz Caio Blat, Daniel Dantas e a boa atuação de Glauce Guima. (AgênciaFM \ Exame.com). 



Nenhum comentário: