Páginas

sábado, 1 de outubro de 2016

Coleção Memória do Mundo da Biblioteca Nacional


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, expõe, até 31 de outubro, reproduções de importantes obras do acervo da instituição que obtiveram o título Memória do Mundo.  


RIO DE JANEIRO, BRASIL - Todos os objetos em exposição tem reconhecimento criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para patrimônios de caráter documental: livros, manuscritos, fotos ou filmes clássicos.

Entre as peças expostas está a Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX, que reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II, no Brasil. Formada por mais de 21 mil fotografias, a coleção levou 20 anos para ser resgatada pelo departamento de iconografia da FBN e foi a primeira a receber o prêmio Memória do Mundo, categoria internacional, da Unesco, em 2003. Recentemente, esse arquivo também recebeu o reconhecimento de Memória do Mundo América Latina e Caribe.

Importantes manuscritos musicais também integram a mostra, como as coleções documentais do maestro Carlos Gomes e do pianista Ernesto Nazareth. Os visitantes poderão, ainda, conferir os manuscritos autografados de Carlos Gomes das óperas Maria Tudor, Fosca, Salvator Rosa e O Guarany, que já foram apresentados no Teatro alla Scala, de Milão.

Serviço

Coleção Memória do Mundo da Biblioteca Nacional
Até 31 de outubro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h30 às 14h.
Local: Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, 219, 2º andar, Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário: