Páginas

sábado, 24 de setembro de 2016

Portugal: maior trilho pegadas de dinossauros do mundo

Há pegadas de dinossauros em Portugal, e o maior (com mais de mil pegadas) e mais antigo trilho (com cerca de 175 milhões de anos) que se conhece no mundo está aberto para visitas perto de Fátima.
Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios

FÁTIMA, PORTUGAL - Este troço de pegadas de dinossauros foi descoberto há cerca de 20 anos, quando se faziam trabalhos numa pedreira e alguém se apercebeu das enormes depressões que existiam no terreno. 

Seriam depois classificados como trilhos nítidos e repetidos de pés e mãos de gigantes dinossauros, que teriam talvez cerca de 30 metros de comprimento com 20 toneladas de peso. Dando origem ao Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios.

Este parque natural com pegadas de dinossauros fica num dos extremos das Serras de Aire e Candeeiros, a cerca de 7 km de Fátima, no centro de Portugal. A visita ao Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios está dividida em duas partes:

Exibição de um filme (dura cerca de 15 minutos). As imagens datam da época em que se fez a descoberta das pegadas dos dinossauros na pedreira. Depois seguem-se outras informações gerais sobre estes animais, o seu repentino e misterioso desaparecimento do planeta Terra.

Passeio pelo terreno (contem com cerca de uma hora). A paisagem é majestosa, há silêncio nos trilhos, um pequeno jardim com fósseis e até um painel ilustrado que vai desde o Precâmbrico à época atual. (Francisco Martins\Sapo.pt). 

Nenhum comentário: