Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Força poética da cultura, arte popular ganha exibição

A arte popular brasileira será destaque, a partir desta terça-feira (16), no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro. 
O francês Jacques Van de Beuque, criador do Museu Casa do
Pontal, Antônio de Oliveira 

Até 30 de outubro, o MHN, instituição vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), expõe mais de 150 obras pertencentes ao acervo do Museu Casa do Pontal, proprietário do maior e mais representativo acervo de arte popular do Brasil. A exposição, que integra a programação cultural dos Jogos Olímpicos, celebra os 40 anos do Museu Casa do Pontal, criado em 1976 pelo designer francês Jacques Van de Beuque. 

Estão expostos trabalhos de 35 artistas de 11 estados (Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo).
A mostra tem, logo na entrada, uma escultura cinética e sonora, em tamanho natural, do cantor e compositor Luiz Gonzaga, criação do artista fluminense Adalton Fernandes Lopes. Luiz Gonzaga marcou fortemente a identidade nacional, abrindo espaço para a valorização da música e dos ritmos regionais do Brasil. 
Duas Cabeças Humanas em Animal,
 de Ulisses Pereira

Outra área da exposição tem como foco as festas brasileiras. Em uma área com dispositivos digitais, serão apresentados simultaneamente filmes, imagens em movimento e obras de arte. Ao final do percurso, uma linha do tempo permitirá que o público conheça um pouco da história do Museu Casa do Pontal - localizado no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro -, que completa 40 anos de atividades ininterruptas em 2016. Criado em 1976, o museu tem como missão proteger, conservar, pesquisar e exibir o acervo de mais de oito mil obras de 300 artistas e de 20 estados brasileiros. 

Exposição O Brasil na Arte Popular – 40 anos do Museu Casa do Pontal
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/n. Entre o Aeroporto Santos Dumont e a Praça XV)
Visitação: de 16 de agosto a 30 de outubro: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Nenhum comentário: