Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cais do Sertão faz 1 ano

Cais do Sertão está localizado poucos metros do Marco Zero do Recife. Suas instalações fazem parte do projeto Porto Novo Recife, que busca transformar os antigos armazéns.
Ministro Juca recebe secretários 
estaduais de Pernambuco para falar 
das instalações que 
homenageiam a cultura 
sertaneja e o seu maior intérprete, 
Luiz Gonzaga. (Foto: Janine Moraes).

 RECIFE (PE) BRASIL A concepção e o desenvolvimento do Museu ficaram a cargo de um grupo de especialistas, incluindo a pernambucana Isa Grinspum Ferraz, responsável pela curadoria e direção de criação. 


A ideia original é do antropólogo e poeta Antonio Risério. Isa, que também trabalhou na concepção do Museu da Língua Portuguesa, trouxe para o Cais do Sertão o conceito de um espaço dinâmico de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de ideias e vivências. 

Já a equipe de criação envolve nomes como Tom Zé, José Miguel Wisnik, Antônio Risério, Frederico Pernambucano de Mello, entre outros. Cineastas pernambucanos como Kleber Mendonça Filho, Lírio Ferreira, Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Camilo Cavalcanti, além do xilogravurista e cordelista J. Borges estão entre os que produziram conteúdo para compor o acervo.


No térreo, um "Rio São Francisco" corta todo o Museu e o divide em sete territórios temáticos: Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. Cada ambiente remete aos  principais aspectos do dia a dia do sertanejo, oferecendo ao visitante a oportunidade de se locomover pelo espaço e interagir com os artefatos expositivos.

Serviço:
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife - Pernambuco
(antigo Armazém 10 do Porto do Recife)

Telefone: (81) 3089.2974

Nenhum comentário: