Após quedas consecutivas nas vendas, Brasil renovava acordo de cota do setor automotivo com México.
BRASÍLIA
(DF) BRASIL - - O governo brasileiro negociou a renovação de seu
tratado de cota de automóveis com o México, informou o Ministério
das Relações Exteriores. Acordo que visa proteger o setor
automotivo brasileiro.
O
tratado original de 2012 impôs tarifas de até 35 por cento das
exportações acima de um limite anual de cerca de 1,5 bilhão de
dólares, com o livre comércio de veículos autorizado após seu
término, em 19 de março deste ano.
Os
dois países acordaram agora em renovar o tratado por quatro anos,
disse um porta-voz do Itamaraty, acrescentando que o valor da cota e
outros detalhes serão divulgados em uma coletiva de imprensa com
autoridades de ambos os países na segunda-feira,9.
Com
a queda nas vendas de automóveis, o Brasil pediu ao México para
estender o acordo que alivia o problema de uma indústria que demitiu
centenas de trabalhadores nos últimos meses.
O
Brasil vê as exportações mexicanas como uma grande ameaça à
indústria automobilística nacional, já que um carro vendido no
México pode custar metade do preço de varejo no Brasil.
O
Brasil foi ultrapassado pelo México no ano passado como o maior
produtor de automóveis da América Latina. O Brasil registrou seu
primeiro déficit comercial anual em 14 anos em 2014. (Francisco Martins).

Nenhum comentário:
Postar um comentário