Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Cineliteratura: de mãos dadas

Apesar de uma relutância acirrada, cinema e literatura andam de mãos dadas. O mais recente exemplo são as duas adaptações: 'A Culpa é das Estrelas' e "Jogos Vorazes", que ficaram entre os filmes mais assistido ao redor do mundo.

A história criada pelo americano John Green em seu sexto romance acompanha dois adolescentes que estão descobrindo o amor, lidando com os conflitos da idade e, sobretudo, lutando pela vida - o drama não é pequeno: os dois têm câncer. O livro, publicado originalmente em 2012, ajudou a popularizar um novo tipo de literatura entre os jovens leitores, o sick-lit, e eles lotaram os cinemas em 2014 para conferir a adaptação.

O filme de Josh Boone foi o campeão de bilheteria no país, com 6,2 milhões de espectadores desde a estreia, em junho, de acordo com o ranking do site Filme B. E seu sucesso deu novo gás ao livro, que voltou a ficar entre os best-sellers. Segundo a lista de mais vendidos do site Publishnews, especializado em mercado editorial, A Culpa é das Estrelas ocupa o topo do ano entre as obras de ficção. A Culpa é das Estrelas é filme mais visto no Brasil em 2014 

Jogos Vorazes

Apesar de ter ficado na 6.ª posição, Jogos Vorazes, também adaptado de um livro best-seller, conquistou todo esse público em pouco mais de um mês - ele estreou em 20 de novembro, enquanto a maioria dos filmes da lista entrou em cartaz entre maio e junho. Só no primeiro fim de semana, 1,9 mi de pessoas viram o filme - recorde de público para o período este ano.

Nenhum comentário: