Instituto Jones dos Santos Neves recebe a exposição da Arte Naïf, de Ângela Gomes
A biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebe a partir desta quinta-feira (20) a exposição “A Arte Naïf Capixaba de Ângela Gomes”.
VITÓRIA (ES) BRASIL - A artista, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é a maior referência deste tipo de pintura no Espírito Santo e já fez exposições em diversos países.
Além dos servidores do IJSN, interessados em apreciar as obras podem comparecer, de segunda a sexta-feira, de 09h às 12h e entre 14h e 17h30, à biblioteca do Instituto, que fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, bairro Jesus de Nazareth, em Vitória/ES.
A exposição, que já passou pelo Palácio Anchieta, é gratuita e permanece aberta ao público até 12 de dezembro. A ação faz parte do projeto Biblioteca Viva, que tem como objetivo a dinamização da biblioteca do IJSN e sua participação efetiva nas atividades da instituição.
As pinturas retratam paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular. O adjetivo francês “Naïf” é derivado do latim nativus, que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Desse modo, a pintura Naïf possui traços naturais e livres.
Ângela Gomes
Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1953, e expõem suas obras de arte Naïf desde 1979. Algumas de suas exposições internacionais aconteceram em cidades de Portugal, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Bélgica, Espanha e outros países. Este ano, lançou o livro “A Arte Naïf Capixaba”, um catálogo que reúne 200 obras de suas obras, que retratam paisagens, o folclore e monumentos históricos do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário