Páginas

domingo, 24 de agosto de 2014

Cultura: Francisco de Morais Alves: ator \cantor

Embora tenha feito muita fama na música, sua carreira foi pautada pelas peças teatrais em companhias como "João de Deus".  

Francisco de Morais Alves nasceu no Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1898, foi um dos mais populares astros da canção  brasileira. 

Filho de portugueses, nasceu na Região Central do Rio de Janeiro, mais precisamente à Rua Conselheiro Saraiva. Seu pai era dono de um botequim. Bom ator, vozeirão, começou sua carreira em 1918, nas companhias de teatro de João de Deus e Martins Chaves, e após, na companhia de Teatro São José, pertencente a José Segreto.

A cada apresentação sua voz ganhava destaque, e não demorou para gravar. Seu primeiro sucesso foi a marcha carnavalesca 'O Pé de Anjo', autoria de Sinhô. Devido à sua voz firme e potente, era conhecido como o 'Rei da Voz. Compôs com Orestes Barbosa algumas obras-primas da canção brasileira: "Meu Companheiro", A Mulher que Ficou na Taça", "Dona da Minha Vontade", "Por Teu Amor".

O ator e cantor morreu carbonizado por ocasião de uma colisão entre seu automóvel e um caminhão, que imprudentemente entrou na contramão, na Via Dutra, em Pindamonhangaba, no município de Taubaté, estado de São Paulo, quando voltava ao Rio de Janeiro. 

Chico foi enterrado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, cuja tumba atrai até hoje diversos visitantes e fãs. O seu epitáfio, escrito pelo jornalista David Nasser diz: "Tu, só tu, madeira fria, sentirás toda agonia do silêncio do cantor". morreu em Pindamonhangaba, São Paulo, em  27 de setembro de 1952. (Osmar Frazão \Francisco Martins).

Nenhum comentário: