Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

“Amores Inversos” é um filme bem original

Filme baseado em um conto da canadense Alice Munro, ganhadora do Nobel de Literatura no ano passado, “Amores Inversos” é um filme, como o texto original, que se revela aos poucos, em fogo brando.


O texto de Munro - como a maioria de suas histórias (ela só escreve narrativas curtas) –, apresenta apenas o necessário; descobrimos a vida interna das personagens por meio de suas ações e reações.

O longa, dirigido por Liza Johnson e adaptado por Mark Poirier, se mantém fiel a esse princípio, embora trate de trazer para o mundo contemporâneo a trama que, originalmente, se passa nos anos 1950. 
Logo na primeira cena, vemos Johanna Perry, personagem de Kristen Wiig, em seu trabalho como cuidadora de uma idosa. Com a morte da mulher, a protagonista se revela uma alma de bom coração. Em seu novo emprego, será uma espécie de babá de Sabitha (Hailee Steinfeld), uma adolescente que mora com o avô rico, Mr McCauley, papel do veterano Nick Nolte, no Iowa. Este, Nolte, em atuação inspirada, o que segura boa parte do filme. 

Nenhum comentário: