Em fevereiro de 1947, quando Christian Dior apresentou sua coleção de alta costura e todos aqueles metros de tecido que se esparramavam sobre os quadris das belas modelos em redemoinhos de lã fina, seda e tule foram uma revolução no mundo da moda
![]() |
Duquesa Wallis Simpson. |
PARIS, FRANÇA - Criações emblemáticas inauguraram - a mais luxuosa e radiante" década em moda feminina, de acordo com Olivier Saillard, diretor do Museu da Moda Palais Galliera, que apresenta a exibição "Os anos 50- Moda na França, 1947-1957", em Paris.
Tendo como base o extenso arquivo do museu de peças de vestuário e acessórios, a exposição conta com o trabalho de outras estrelas além de Dior. Tem Balenciaga, Pierre Balmain e Hubert de Givenchy. Há também aqueles que não galgaram a fama, embora importantes, como Jacques Fath e Jacques Heim.
Vestidos para coquetéis, bailes, tardes de verão - até mesmo luvas, chapéus, sutiãs e maiôs -, todos estão reunidos sob o teto ornamentado do Palais Galliera, uma mansão do século 19 construída originalmente para abrigar a coleção de arte de uma duquesa, mas que desde 1977 tem sido o museu da moda da cidade. O enigmático estilista espanhol Cristobal Balenciaga, que se estabeleceu em Paris, em 1937, aparece com destaque, com seus desenhos sóbrios a partir do início da década.
Famosas pelas criações dos elegantes drapeados nos anos 1930 e 40, a estilista Madame Grès também é lembrada, embora tenha sido ofuscada na era do "New Look" de Dior, com seu foco em volume. Um vestido dela de veludo e seda em tons de bege está a altura dos seus rivais. Um deles é Pierre Balmain, com uma referência do século 18.
O Palais Galliera, disponibilizou de sua coleção um dos seus mais preciosos itens - um vestido de seda 1952 usado e doado pela duquesa de Windsor Wallis Simpson.
10 Avenue Pierre 1er de Serbie, Rue de Galliera, 75016 Paris, França
Telefone:+33 1 56 52 86 00
http://www.palaisgalliera.paris.fr
10 Avenue Pierre 1er de Serbie, Rue de Galliera, 75016 Paris, França
Telefone:+33 1 56 52 86 00
http://www.palaisgalliera.paris.fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário