Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Sarajevo: centenário da Primeira Guerra Mundial

Comemoração em Sarajevo culminou com um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena e mensagem de paz

Gavrilo Princip\Divulgação
SARAIEVO (Bósnia e Herzegovina) lança uma mensagem de paz e unidade na Europa nos atos para comemorar o centenário do atentado que começou a Primeira Guerra Mundial. A mensagem foi lançada neste sábado, 28. A grande Guerra teve início quando em 28 de junho de 1914, o servo-bósnio Gavrilo Princip assassinou a tiros na capital bósnia os herdeiros do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia. O conflito global findou em 11 de novembro de 1918.

A comemoração em Saraievo culminou com um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena, que começou com o hino bósnio e concluiu com o da União Europeia e a valsa 'As Palmas da Paz' de Joseph Strauss, como mensagem simbólica musical pela paz e pelo futuro comum europeu.

Mais comemorações

A famosa orquestra interpretou ali obras de compositores austríacos, alemães e franceses (Joseph Haydn, Franz Schubert, Alban Berg, Johannes Brahms e Maurice Ravel), sob a batuta do mestre Franz Welser-Möst. Quando o concerto começou, se reuniu de forma pacífica perto do prédio um protesto com cerca de 20 pessoas - usando máscaras com a imagem de Princip e cartazes. O magnicídio que deu início à Grande Guerra, um conflito que deixou dez milhões de mortos.
.
O espetáculo musical e cênico 'Um século de paz após um século de guerras', do diretor bósnio Haris Pasovic e protagonizado por cerca de 300 participantes de 12 países, encerrou a jornada comemorativa. Esta comemoração inclui um espetáculo de teatro em que participaram 500 figurantes e 20 atores, e que reconstruirá o atentado, assim como homenagens aos membros da organização Jovem Bósnia que participaram dele e às vítimas da Primeira Guerra Mundial. (AgênciaFM com Agências Internacionais)

Nenhum comentário: