Patrimônio histórico foi construído sob fiscalização do autor de “Os Sertões”
O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância da ponte como patrimônio histórico e cultural. "Essa ponte tem um grande valor arquitetônico, porque é do século 19, e tem também um grande valor histórico, porque foi aqui que Euclides da Cunha escreveu 'Os Sertões', livro no qual ele relata a guerra de Canudos, um clássico da literatura brasileira."
As obras de restauro incluíram o uso de estrutura auxiliar, composta por tubulação de aço, plataforma e lonas, para proteger o rio contra possíveis danos ambientais. As peças danificadas também foram substituídas por uma nova estrutura metálica, a pista de rolamento foi pavimentada em concreto armado, o passeio também recebeu um novo piso, em ladrilho hidráulico preto e branco. Além do recapeamento asfáltico das cabeceiras da ponte e uma nova instalação elétrica, com novos projetores de LED para a iluminação do monumento.
A ponte possui 100 metros de comprimento e quase sete de largura, e é patrimônio histórico, tombada pelo Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) em 1979.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário