Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

45º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Festival de música clássica da América Latina oferece uma extensa programação de concertos


CAMPOS DO JORDÃO (SP) BRASIL - Para aqueles que gostam de inverno e música clássica,começa no dia 5 de julho, o 45º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão , o mais importante festival de música clássica da América Latina. O evento oferece uma extensa programação de concertos, a maioria gratuitos, com a participação de prestigiados artistas e grupos convidados, nacionais e internacionais, que se apresentam pelos diversos palcos oficiais espalhados pela cidade. O Festival vai até o dia 3 de agosto.

A abertura contará com apresentações da Osesp, os Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp, o barítono Paulo Szot e solistas convidados, executando a Nona Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Marin Alsop. O encerramento, também será com a Osesp, mas sob a regência de Giancarlo Guerrero, tendo como solista convidado o violonista Manuel Barrueco. Ambos os concertos acontecem no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

Programação 

O Festival terá 27 concertos de orquestras e bandas sinfônicas, entre as mais importantes do Brasil. Além da Osesp, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Também os instrumentistas de sopro têm espaço privilegiado na programação, com destaque para o trompista alemão Stefan Dohr (1ª trompa da Filarmônica de Berlim), o flautista norte-americano Ransom Wilson, o oboísta brasileiro radicado na Alemanha, Washington Barella, o clarinetista inglês Mark van de Wiel (1º clarinete na Orquestra Philharmonia de Londres) e o fagotista brasileiro Fabio Cury (OSTM - SP).

No Castelo de Campos estarão concentradas as atividades pedagógicas do Festival. Os 145 bolsistas dessa edição, distribuídos em classes de 16 instrumentos, composição e regência, assistem aulas e masterclasses ministradas por cerca de 40 professores, entre os melhores do país e do mundo, além de terem hospedagem, alimentação e transporte inteiramente custeados pelo Festival.

O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria da Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele uma bolsa de US$ 1,4 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior.

Nenhum comentário: