Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

SP: Certificação promove acessibilidade cultural

"Selo Acessibilidade Comunicacional" pretende incentivar adoção de recursos de acessibilidade por equipamentos e produtos culturais no Estado

Para estimular a acessibilidade nos equipamentos e produtos culturais do Estado, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 10, o "Selo Acessibilidade Comunicacional". O lançamento acontece durante a Reatech - XIII Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporte - maior feira das Américas voltada às pessoas com deficiência.


Selo pretende incentivar adoção de recursos de acessibilidade comunicacional por equipamentos e produtos culturais no Estado. O Selo é mais uma iniciativa do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura, das Secretarias de Estado da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência O lançamento aconteceu durante a Reatech - XIII Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporte.

A ação pretende identificar boas práticas de equipamentos e produtos culturais do Estado, para garantir diferentes formas de acesso a pessoas com deficiência. Inicialmente o selo vai ser conferido a equipamentos culturais do Estado e projetos apoiados pelos programas de incentivo à cultura do Governo que tenham recursos de acessibilidade ao conteúdo - como o Programa de Fomento ao Cinema Paulista e ProAC. Depois, o selo deve ser disponibilizado também para iniciativas particulares.

Direito de ir e vir

O Selo de Acessibilidade Comunicacional tem por base a Lei nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios para promoção da acessibilidade em espaços físicos educacionais, culturais e, consequentemente, aos diferentes espaços sociais onde estão as pessoas com necessidades especiais - garantindo o direito de ir e vir.

Nenhum comentário: