Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

García Márquez morre aos 87 anos

Escritor colombiano García Márquez morre aos 87 anos no México



CIDADE DO MÉXICO - O mais conhecido escritor colombiano Gabriel García Márquez, o criador do realismo mágico latino-americano e autor de um dos livros mais emblemáticos de todos os tempos na história da literatura, "Cem Anos de Solidão", morreu nesta quinta-feira,17, em sua casa na Cidade do México aos 87 anos.



As causas da morte não ficaram imediatamente claras mas, o escritor  Prêmio Nobel de Literatura, esteve internado até a semana passada em um hospital da capital mexicana por causa de uma infecção pulmonar e de vias urinárias.



Dias atrás, um jornal mexicano afirmou que o câncer linfático que ele sofreu há alguns anos passados havia reaparecido e se espalhado para outras partes do corpo. Segundo Fernanda Familiar, uma jornalista próxima à família que ajudava o Márquez, na sua relação com a imprensa, informou na sua  conta do Twitter, confirmou ter sido câncer linfático a causa da morte do escritor.



No dia de seu aniversário, em 6 de março, o autor de "Amor nos Tempos do Cólera" e "Crônica de uma Morte Anunciada" saiu à porta de sua residência em um luxuoso bairro ao sul da capital mexicana para agradecer às pessoas que foram cumprimentá-lo, como fazia todos os anos, mas seus movimentos não tinham muita coordenação. Essa foi a última vez que foi visto em público. Nesta quinta-feira, um carro fúnebre deixou sua casa com o corpo do escritor.



Gabriel García Márquez, revolucionou a literatura hispânicas deu uma dimensão mais universal, então, somou à lista dos escritores latino-americanos mais premiados além do prêmio máximo, o  Nobel de Literatura, igualando-se a Gabriela Mistral e Pablo Neruda e do guatemalteco Miguel Angel Astúrias. Querido na América Latina, Márquez descreveu de forma singular mesclando o cotidiano com o irreal com extrema maestria. 

Nenhum comentário: