Fotos, documentos, vídeos e áudios retratam o movimento histórico realizado em 1984
Mãos levantadas ex-governador SP Franco Montoro |
Há 30 anos atrás, em 1984, o Brasil se unia pelo direito de votar para presidente. O movimento Diretas Já reuniu milhões de pessoas tomaram as ruas das grandes cidades brasileiras na luta pela democracia. Para celebrar as três décadas deste momento histórico, o Arquivo Público do Estado de São Paulo realiza a partir desta quarta-feira, 16, a exposição "Povo, praça, participação: 30 anos das Diretas Já".
A mostra reúne traz imagens de relatórios do extinto DCS (Departamento de Comunicação Social), fotografias, vídeos e documentos dos principais comícios realizados em São Paulo, como o da Praça da Sé, que em 25 de janeiro de 1984 reuniu 300 mil pessoas, e no Vale do Anhangabaú, que reuniu um milhão de pessoas em 16 de abril do mesmo ano.
Os participantes poderão ouvir trechos de discursos realizados durante os comícios, como o do narrador esportivo Osmar Santos, que ficou conhecido como a voz das Diretas.
Além do acervo do próprio Arquivo Público, a exposição contém material de entidades apoiadoras, como a Fundação Memorial da América Latina e a Fundação Padre Anchieta.
SERVIÇO
Exposição "Povo, praça, participação: 30 anos das Diretas Já"
Arquivo Público do Estado de São Paulo - Piso Térreo
(Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana, São Paulo-SP)
De 16 de abril a 16 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário