Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Renato Dobal: vivendo entre artes

O ator largou a faculdade de Veterinária na sua terra natal por uma carreira gloriosa nos palcos do País.

O ator piauiense Renato Dobal consegue unir a arte de representar à arte pictórica. Radicado na capital paulistana desde 1959, onde não somente consolidou sua carreira na dramaturgia brasileira, mas a admiração e respeito de colegas do gabarito de Raul Cortez, Cristiane Torloni, Antônio Fagundes -  com quem atuou em Cirano de Bergerac -, e com o diretor, autor e ator Renato Borghi entre outros. 

Nesta segunda-feira de Carnaval o ator abriu as portas do seu apartamento e, pode-se perceber de onde vem toda sua inspiração para compor personagens complexos exemplo, o Cirineu de 'A Loba de Rayban' (ele fez o mesmo personagem ao lado de Raul Cortez com o título "O lobo de Rayban), o hilário personagem, o professor de música em Bye, Bye Pororoca (TV Cultura) por exemplo. 

Uma surpresa após a outra assim foi a visita ao confortável apartamento deste artista multifacetado. Ex-estudante de Veterinária, artista plástico, colecionador de objetos de variados gêneros como ferros de passar roupa, filmes além de objetos correlatos à sua profissão de ator. Mas, a surpresa maior ficou ao se descobrir um Renatinho Dobal com tanto talento na pintura quanto no palco. São várias telas de sua autoria com natureza morta, outras retratando o princípio do mundo exemplo Adão e Eva tentada pela serpente sob olhar de um Saci (cujo rostinho parece auto retrato), temas indígenas, menino soltando pipa (uma de suas primeiras telas) por exemplo.

Pintor

Recheado de objetos como a tela (no alto à esquerda) com cabelos esvoaçante, uma pintura feita por um dos mais conceituados cenógrafos do Brasil, Flávio Império. À direita, em preto e branco, se pode ver Renato Dobal em pleno auge da careira. É neste cantinho onde ele conecta-se com o mundo via net. O ator de 80 anos, pela primeira vez em sua carreira optou em dar um tempo para curtir seu apartamento - uma espécie de museu particular e instalação -,  na Bela Vista, São Paulo. Em plena forma física e intelectual,  Renatinho recebeu alguns convites para voltar aos palco mas o ator pretende continuar no seu lar, pois durante anos não pode fazer devido acúmulo de peças adultas e infanto-juvenil ao mesmo tempo.   (AgênciaFM - qualquer matéria sobre o artista produzida por AgênciaFM: reprodução sonmente com autorização). Saiba mais sobre Renato Dobal


MORRE ATOR RENATO DOBAL 

Morre ator Renato Dobal 

O ator, artista plástico e cenógrafo nascido no Piaui, muito jovem migrou para o Rio de Janeiro e de lá veio para cidade de São Paulo onde desenvolveu toda sua carreira artística, onde faleceu em 23 de maio. 

Renato Dobal/ Francisco Martins
AgênciaFM
Dobal atuou no cinema, televisão e teatro. Seu último trabalho no teatro foi em " A Lôba de Rayban", com Christiane Torloni, e "O Lôbo de Raybam " com seu parceiro Raul Cortez. Na tv Cultura fez "Bye, Bye, Pororoca" e no cinema "O Dia em que meus pais sairam de férica". 

Sempre sorridente e bem humorado, Renato Dobal, é referência na dramaturgia brasileira além de ser considerado pela maioria absoluta de seus colegas como um ícone dos palcos, com mais de 60 peças no currículo.   Ler matéria




Nenhum comentário: