Exposição e catálogo com curadoria de Marisa Mokarzel apresentam trabalhos de fotógrafos paraenses no MHEP
BELÉM (PA) BRASIL - O catálogo e a exposição reúnem vários trabalhos, como o paraense Alberto Bitar, que venceu duas vezes, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.Trabalhos de fotógrafos paraenses integram a exposição e o catálogo “Imagética”, que serão lançados nesta quarta-feira (12), às 19 h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Dezessete profissionais paraenses integram o projeto, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Kamara Kó Galeria, com a organização de Makiko Akao.
O catálogo e a exposição reúnem vários trabalhos, como o do fotógrafo paraense Alberto Bitar, que venceu, em duas ocasiões, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (em 2010 e 2011). Bitar apresenta fotografias sem título das séries “Crimes Noturnos”, de 1997, e “Passageiros”, de 1997 e 1998, sendo a primeira vencedora do Prêmio Aquisição do Salão Arte Pará.
Na mostra também há trabalhos de Alexandre Siqueira, Anita de Abreu e Lima, Armando Queiroz, Bob Menezes, Cláudia Leão, Danielle Fonseca, Flávya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Keyla Sobral, Mariano Klautau Filho, Miguel Chikaoka, Octávio Cardoso, Pedro Cunha, Roberta Carvalho e Walda Marques.
Sobre os trabalhos constantes do catálogo, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, ressaltou no texto de apresentação, intitulado “A Reinvenção do Olhar”. “Vejo nessa coleção de fotógrafos paraenses, na contramão da mesmice que invade a fotografia, a procura de um novo caminho, onde o fotógrafo interfere no real, seja pelo olhar apurado e surpreendente da cena, seja na manipulação com os infinitos recursos que a informática oferece”, afirma o secretário.
Serviço:
Abertura de exposição de fotos e lançamento de catálogo, com trabalhos de fotógrafos paraenses. Na quarta-feira (12), às 19 h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), no Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II, bairro Cidade Velha. Entrada franca. Período da exposição: 12 a 28 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário